sábado, 5 de setembro de 2009

Resenha

Museus como Laboratórios


Ana Mae Barbosa


Nos dias atuais os museus estão sendo reconhecidos como um meio importante para que os alunos aprendam Arte. Segundo Ana Mae ele é um valioso aliado dos educadores de ONGS e educadores escolares. A partir desta nova consciência os museus vem se adaptando para receber os estudantes que são um público grande e que a cada dia aumeta, fazendo ateliês próprios para crianças e adolescentes, os setores educacionais. E a partir destas novas adaptações as exposições passaram a ter maior número de visitante o que ajuda a encontrar bons patrocinadores para os museus. É muito difícil aprender arte sem nunca ter visto uma obra observado e analisado. É necessário este contado do aluno com o real do que ele lê na teoria, para que se possa criar o espírito de admiração pela arte que vem sendo perdido nessas novas gerações. Com a tecnologia, hoje não precisa sair da frente do computador para visitar grandes museus, pode visita – lo on line, é um meio mais barato e fácil para todos terem acesso a cultura. Segundo Ana Mae os primeiros serviços educativos de museus ocorreram nos anos 50 por Ecyla Castanheira e Sígrid Porto, no Rio de Janeiro. Era período do modernismo, eles criavam ateliês livres, oficinas ou atividades de animação Cultural, foi o que ocorreu no Masp (Museu de Arte de São Paulo) com o clube infantil, e no MAM (Museu de Arte Moderna),que criou criou Ateliê para crianças e adolescentes conduzidos por Ivan Serpa. A partir dos anos 80 o Museu Lasar Segall e o Museu de Arte Contemporânea (MAC/USP) foram muito influentes na formação dos professores de Arte introduzindo-os à condição pós-moderna. Os ateliês para crianças e adolescentes destas duas instituições já não eram comandados pelo expressionismo, mas educavam para linguagens específicas como, a gravura e o design. A partir da década de 90, por um maior desenvolvimento da consciência social, muitos Museus criaram setores educacionais. . Ainda na década de 90, o MAC/USP e o SESC se distinguiram em produção de exposições para crianças. Dentre elas, a melhor, do ponto-de-vista de uma visão multicultural e do embasamento teórico, A atenção dada à educação nos museus aumentou quando as mega-exposições fizeram descobrir que as escolas são as mais numerosas das exposições e que, portanto, aumentam as estatísticas e ajudam a mostrar grande número de visitantes aos patrocinadores. Os Museus educativos de hoje, predomina a animação cultural e funciona como instrumento de sedução, sem grande valor para levar ao entendimento da Arte. Jogos superficiais, que não têm o objetivo específico de desenvolver a percepção, também não levam a nada, só entretêm. São os programas preferidos pelos professores visitantes quando nada entendem de arte.


Referências Bibliográficas:
  • Ana mae Barbosa, museus como Laboratórios.


























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