Museus como Laboratórios
Ana Mae Barbosa
Nos dias atuais os museus estão sendo reconhecidos como um meio importante para que os alunos aprendam Arte. Segundo Ana Mae ele é um valioso aliado dos educadores de ONGS e educadores escolares. A partir desta nova consciência os museus vem se adaptando para receber os estudantes que são um público grande e que a cada dia aumeta, fazendo ateliês próprios para crianças e adolescentes, os setores educacionais. E a partir destas novas adaptações as exposições passaram a ter maior número de visitante o que ajuda a encontrar bons patrocinadores para os museus. É muito difícil aprender arte sem nunca ter visto uma obra observado e analisado. É necessário este contado do aluno com o real do que ele lê na teoria, para que se possa criar o espírito de admiração pela arte que vem sendo perdido nessas novas gerações. Com a tecnologia, hoje não precisa sair da frente do computador para visitar grandes museus, pode visita – lo on line, é um meio mais barato e fácil para todos terem acesso a cultura. Segundo Ana Mae os primeiros serviços educativos de museus ocorreram nos anos 50 por Ecyla Castanheira e Sígrid Porto, no Rio de Janeiro. Era período do modernismo, eles criavam ateliês livres, oficinas ou atividades de animação Cultural, foi o que ocorreu no Masp (Museu de Arte de São Paulo) com o clube infantil, e no MAM (Museu de Arte Moderna),que criou criou Ateliê para crianças e adolescentes conduzidos por Ivan Serpa. A partir dos anos 80 o Museu Lasar Segall e o Museu de Arte Contemporânea (MAC/USP) foram muito influentes na formação dos professores de Arte introduzindo-os à condição pós-moderna. Os ateliês para crianças e adolescentes destas duas instituições já não eram comandados pelo expressionismo, mas educavam para linguagens específicas como, a gravura e o design. A partir da década de 90, por um maior desenvolvimento da consciência social, muitos Museus criaram setores educacionais. . Ainda na década de 90, o MAC/USP e o SESC se distinguiram em produção de exposições para crianças. Dentre elas, a melhor, do ponto-de-vista de uma visão multicultural e do embasamento teórico, A atenção dada à educação nos museus aumentou quando as mega-exposições fizeram descobrir que as escolas são as mais numerosas das exposições e que, portanto, aumentam as estatísticas e ajudam a mostrar grande número de visitantes aos patrocinadores. Os Museus educativos de hoje, predomina a animação cultural e funciona como instrumento de sedução, sem grande valor para levar ao entendimento da Arte. Jogos superficiais, que não têm o objetivo específico de desenvolver a percepção, também não levam a nada, só entretêm. São os programas preferidos pelos professores visitantes quando nada entendem de arte.
Referências Bibliográficas:
- Ana mae Barbosa, museus como Laboratórios.
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