terça-feira, 18 de agosto de 2009

As tecnologias

No mundo em que vivemos a tecnologia se encontra em todo lugar, tanto na sociedade como na educação.
A integração entre educação, tecnologia e sociedade é uma questão que se coloca a todos aqueles que discutem a história da educação, a pedagogia e as relações sociais no mundo atual.De um lado, não é possível escamotear a presença cada vez mais constante da tecnologia no dia-a-dia dos cidadãos do mundo inteiro. Desde o saque bancário num caixa eletrônico, passando pelo exercício do voto nos sufrágios que se fazem na maioria das vezes através de urnas eletrônicas, até as complicadas operações envolvendo as grandes empresas, as bolsas de valores, enfim, a onipresença da informática torna impossível desconsiderá-la ao pensar as relações humanas no início do terceiro milênio.
Vivemos em uma sociedade que sofre um acelerado processo de mudanças decorridas principalmente dos avanços tecnológicos, e isso pode provocar transformações sociais e os próprios processos de cognição e percepção torna-se objeto de preocupação de varias áreas.
Na educação, a incorporação das tecnologias se deu a partir dos anos 80, com o retro projetor e com o uso de vídeos em sala de aula.Nos anos 90com a introdução da informática e a partir do ano 2000, o momento que houve uma ampliação do acesso a internet e a criação de ambientes de aprendizagem.
Na sociedade o uso das tecnologias estão em toda parte, hoje se acorda ao som do radio relógio, se faz comida no microondas ,pelo telefone celular se acessa a internet e se vê televisão enfim cada dia mais as tecnologias estão em nosso cotidiano.Espera-se que tudo isso possa ajudar a cultivar uma cultura sócio-técnica (social e técnica ao mesmo tempo) nos jovens estudantes que vão desenhar, através de decisões técnicas e políticas, o futuro desta sociedade. Numa sociedade que tem como meta aprofundar um conceito de democracia que implique uma participação cada vez mais ampla de todos os cidadãos na tomada de decisões que afetem suas vidas e seus interesses, uma cultura desse tipo se constituiria em uma verdadeira infra-estrutura de participação. Há que se salientar também que criar uma maior consciência da profundidade e alcance das relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade se revela como uma das metas mais importantes que a educação deve perseguir se quer construir uma sociedade mais humana, justa e solidária, em que a ciência e a tecnologia sejam ferramentas fundamentais da promoção de fins socialmente relevantes.





Um comentário:

  1. Oi, Damaris,
    fiz uma visita a seu blog, e gostei bastante! O texto ficou bem interessante, e concordo com diversos aspectos apontados por você em relação às novas tecnologias, e sua aplicação na área educacional.
    Abraços!

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